quinta-feira, 7 de março de 2013

Saturada, Insaturada e Trans.



Hoje vou fazer um post bem rápido e simples.

Acho chato como as pessoas enrolam para falar de algumas coisas tão fáceis...aí acabam fazendo os pacientes ficarem com cara de "não entendi nada" e dificultam o nosso trabalho!!! Então vamos lá...lembrando que qualquer dúvida, podem me perguntar!!!

As gorduras são fundamentais ao nosso organismo e por isso, deve compor 15 a 30% da nossa dieta (respeitando cada metabolismo e atividade física). Ela é responsável pela constituição celular e pelo transporte de várias vitaminas, como E, D, A e K.

No entanto, por ela ter alto teor calórico, se faz necessário o cuidado quanto ao consumo. Excesso na ingestão pode causar aumento no agravamento de doenças cardiovasculares, infarto no miocárdio, derrames, dentre outros...




Vamos entender quais os tipos de gorduras:

Gordura Saturada:
de origem animal, considerada gordura ruim. Está presente nas manteigas, embutidos, nas carnes de peixe, frango e boi.

Gordura Insaturada:
Considerada a gordura boa, pois é produzida nos grãos e nas frutas. Divide-se em monoinsaturadas e poli-insaturadas. Podemos encontrá-la em óleos vegetais e azeites, nos grãos como a soja, milho, amendoim e nas frutas.

Gordura Trans:
Essa gordura é formada a partir de um processo químico, a hidrogenação (óleos vegetais líquidos são transformados em ácido graxo trans, uma gordura sólida). Encontramos a gordura trans principalmente na margarina, biscoitos, salgadinhos, sorvete....
É importante lembrar, que o ideal, é consumir apenas 2g dessa gordura por dia, pois ela é responsável pelo aumento do colesterol ruim e a redução do bom colesterol.

Espero ter esclarecido um pouco sobre gorduras! Lembrando que o mais importante é sempre ter uma alimentação equilibrada!!!


2 comentários:

  1. eu tenho uma dúvida que esqueci de perguntar antes: a insaturada tbm tem limite de consumo já que ela é boa?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim Lu.Quando se trata de uma alimentação equilibrada, qualquer alimento tem quantidade adequada.
      A utilização dos óleos vegetais para preparação dos alimentos, já supre a quantidade mínima a ser consumido de insaturada!

      Excluir