quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Diet, Light e Zero.

Sempre que vou fazer algum atendimento, percebo a dificuldade que as pessoas tem em escolher alimentos para um fim específico. Surgem dúvidas como:
- Estou de dieta, quero emagrecer, compro diet ou light? E o zero, pra que serve?
- Sou diabético, posso consumir alimentos light?
As dúvidas são grandes e por isso vamos falar um pouco sobre isso hoje.




Todo alimento DIET devem ter isenção de determinado nutriente como açúcar, carboidrato, glúten...Temos que nos atentar porque os produtos diet não necessariamente tem redução de calorias, eles na maioria das vezes, são utilizados para pessoas que tem restrição a algum nutriente, geralmente por apresentarem alguma patologia. Por exemplo, quem tem o nível de triglicerídeos elevados, deve consumir produtos isentos ou com uma quantidade mínima de carboidratos, isso vale também para quem tem alergia a glúten. que não deve consumir produtos que contenham essa proteína, assim acontece com os diabéticos em relação ao açúcar.

O alimento LIGHT é aquele produzido com redução de pelo menos 25% de caloria ou qualquer outro nutriente (gordura saturada, açúcar  sódio...) quando comparado ao alimento convencional. O importante é lembrar, que esses alimentos devem ser consumidos em porções equilibradas! Muitas pessoas acham que podem consumir mais por terem menos calorias.

O produzo ZERO indica geralmente que o produto é sem açúcar  o que seria sinônimo de produto diet. Ou seja, esse termo é apenas uma estratégica de marketing para atingir públicos diferentes com produtos semelhantes.

O mais importante é prestar atenção na hora das compras. Leia os rótulos, procure um nutricionista e escolha o alimento certo para você. Lembre-se que se você não tem necessidade de reduzir ou parar de consumir um determinado nutriente, é sempre mais conveniente equilibrar a sua dieta, pois muitos produtos diet e light trazem malefícios para sua saúde, mas isso é papo pra outro dia!

2 comentários: