quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Afinal, o que é saúde?

Com o avançar dos anos, a sociedade se modifica e novas relações e tabus sobre a saúde são quebrados, modificados e criados. Mas afinal, o que é saúde?

Durante muito tempo, a saúde foi definida como a ausência de enfermidade, mas isso mudou. Hoje em dia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como: “O completo estado de bem estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de enfermidade”.

Pensando deste modo, devemos perceber que a saúde pode significar uma coisa para mim e outra pra vocês!!!Não entenderam? Vou explicar melhor....A definição do termo saúde possui uma relação intima com o desenvolvimento social, econômico, político e cultural e por isso dependerá da época em que se vive, do local e da classe social, e se quisermos ir um pouco mais a fundo, podemos falar até de religião e filosofia.

Vamos pensar...a masturbação antigamente era visto como doença e por isso, muitos pais colocavam aparelhos de tortura nos órgãos genitais de seus filhos para que ao tentarem se masturbar, tomassem um choque ou se furassem. 
Não tão distante, o ovo era um vilão da nossa alimentação...e pensar em tomar um cálice de vinho todos os dias, para muitos, era o principio de alcoolismo. .
Pra você, pode ser saudável morar em uma casa com 20 gatos, para outra pessoa, isso pode significar uma loucura, uma doença e exposição ao perigo.
Como falar de saúde sem pensar em quantas pessoas ainda não tem saneamento básico em suas residências, em pessoas que vivem em locais violentos (atualmente todos nós) e famílias que perderam seus entes queridos assassinados.
Ou seja, as coisas vão se modificando, dependendo do que acreditamos e do que aceitamos como verdade.

Sempre que eu paro para pensar em como definir o termo saúde, percebo o quanto é difícil e vão surgindo centenas, milhares de definições e palavras que eu gostaria de linkar com saúde.
Acho importante começarmos com: saúde é a promoção, é o que externamos em relação a nossa vida, nossa realidade e nossa percepção do dia a dia, agora, como terminar...se vocês souberem me contem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário