sexta-feira, 12 de julho de 2013

ADOÇANTE

Alguns hábitos alimentares tem me deixado bem assustada ultimamente. Talvez seja porque desde que me formei, optei por trabalhar com produção, onde minhas principais atribuições eram ligadas a questões administrativas e a qualidade dos alimentos, sem ter muito contato com a questão de qualidade nutricional do que cada indivíduo consumia naquela unidade.




Agora, trabalhando com clínica, percebo como as pessoas estão se alimentando mal. E não é por uma questão de comer de 3 em 3 horas, ou beber 2 litros de água por dia, é relacionado a qualidade em si do alimento.

Muitos pacientes meus, já com 6 anos, estão fazendo uso do adoçante. Não pensem que são só os refrigerantes diet ou chocolates, eles usam aqueles de gotinhas diariamente no nescau de cada dia. Por isso resolvi nesse post falar um pouco sobre os adoçantes, que fazem mal não apenas para as crianças, mas para todos nós.

Como já estamos cansados de saber, o adoçante pode causar câncer e contribuir para o aumento de peso, já que causa a sensação de insaciedade no organismo e ativa a sensação de fome. O que ainda sabemos, ou melhor, não sabíamos, é que além disso, favorece o aparecimento do diabetes tipo 2, obesidade e síndrome metabólica.

Imagina que você ingira mil calorias e seu colega mais mil. Você opta por carnes, feijão, arroz, pães...e seu colega consome fast food. Vocês engordariam a mesma coisa? A respostá é NÃO! Pois a química do alimento industrializado atrapalha o funcionamento normal da célula, fazendo com que o seu colega engorde mais. Assim acontece com o adoçante que pode causar a obesidade e consequentemente doenças metabólicas, pois ele modifica o funcionamento endócrino (hormonal) do organismo.

A dica seria usarmos alimentos adoçados naturalmente. Caso não seja possível, use de maneira equilibrada o açúcar, ou opte pelo açúcar mascavo, que é mais nutritivo e saudável quando comparado ao refinado. Um boa opção também, é optarmos pelo adoçante stevia, que é natural. E claro, procure sempre a orientação de um nutricionista!

“Adoçantes são produtos artificiais criados em laboratórios e que, não sendo naturais, podem causar alterações no organismo humano.”
Daniela Jobst, membro do Instituto de Medicina Funcional dos Estados Unidos e do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário