Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento e assim mantém as propriedades nutricionais. São benéficos para prevenir doenças como obesidade, diabetes, problemas intestinais e diversas outras que ainda estão em estudo.
E aí vocês devem estar se perguntando..."tá, mas emagrece ou não?" A resposta é não. O alimento integral não tem menos calorias do que o refinado, pelo contrário, alguns tem até mais, a questão é que por ele ser integral, ele aumenta a saciedade quando ingerido, reduzindo o apetite e consequentemente reduzindo a quantidade de alimento ingerido.
Mas como qualquer alimento, deve ser consumido de forma equilibrada. Devemos ingerir 25g de fibras por dia, mais do que isso pode provocar gases e dor abdominal.
Querem dicas? Aí vai...
- Arroz integral: apresenta grande quantidade de fibras. Rico também em vitaminas A, B, B2, B5 e B6 e em cálcio, fósforo e ferro.
- Açúcar mascavo: enquanto o açúcar branco contém apenas carboidratos, o mascavo apresenta ferro, potássio e vitaminas que são excluídas no processo de refinamento. Não deve ser usado por diabéticos.
- Farinha de trigo integral: tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.
- Centeio (grãos, farinha, flocos): utilizado na confecção de pães, é um ótimo alimento, pois é rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo.
- Cevada em grão (cevadinha): cereal leve usado na preparação de pães e sopas. É rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitaminas do complexo B e beta caroteno.
- Trigo em grão: rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe como quibe cru. Possui vitaminas A, B, C, E e PP, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
hmmm então não existe este papo e quanto mais fibra melhor pra saúde??
ResponderExcluir